A Astrologia - anterior à invenção do telescópio - só conhecia e fazia uso de sete planetas: Sol, Lua, Mercúrio, Vênus, Marte, Júpiter e Saturno. Todos sabemos que os sete dias da semana são relacionados - cada um - a um dos planetas astrológicos. O que pouca gente sabe, ou percebe, é que a cada um desses planetas e dias também corresponde um dos sete pecados. Via de regra quando eu explico a lâmina V do Tarot, o Sumo-Sacerdote, as pessoas se surpreendem com essas informações.
Observem o quão interessante é a relação entre planetas, pecados e dias da semana:
Domingo, o primeiro dia da semana, é o dia do Sol. É associado à Soberba - tão comum na realeza, representada pelo Sol e seu signo, Leão. É curioso notar que o primeiro dia da semana seja associado ao Sol. Isso faz referência ao número um que em sua essência é o yang/masculino.
Segunda-feira, o dia internacional da Preguiça é regido pela Lua. Um dia regido pela Lua é um dia para ficar em casa, curtindo a família. Outra coisa curiosa é que a segunda-feira não é um bom dia para começar dietas - afinal a Lua é análoga à nutrição. É o seio da mãe, a amamentação. É o comer (inclusive para suprir carências), portanto começar uma dieta na segunda-feira não é algo muito sensato de se fazer.
Terça-feira e Marte trazem a Ira. Não que nesse dia estejamos mais propensos à raiva (outro nome para a ira), afinal Marte também fala de atitude. Quantas pessoas passam a segunda-feira trabalhando no “automático” (Lua) para só terem uma participação efetiva mesmo na terça? Marte é movimento/ação.
Quarta-feira, dia de Mercúrio, o deus dos ladrões. Ladrão é aquele que rouba, e quem rouba - invariavelmente - é porque gostaria de possuir para si aquilo que o outro tem. Isso se chama Inveja.
Quinta-feira é dia de Júpiter, que é quem bota a Gula na roda dos pecados. É interessante notar que Júpiter rege o fígado - o órgão que mais trabalha quando cometemos excessos de comida ou bebida. Preciso agora falar de maneira bastante popular e mencionar a atual novela das sete da Rede Globo: Sete Pecados. O Walcyr Carrasco foi genial em escrever que a gula não é somente comer demais. Gula é sempre ter em excesso aquilo que já temos. Comprar demais é gula, ter demais é gula. Júpiter é o planeta dos exageros.
Sexta-feira, dia da Luxúria. O dia é regido por Vênus, a deusa do amor e da beleza. Vênus nos fala de beleza, de auto-estima e, não por acaso, esse é um dos dias mais movimentados nos salões de beleza, afinal todos querem ficar bonitos como uma maneira de agradar ao parceiro ou parceira. Corte, pura corte.
Sábado, dia de Saturno, o grande maléfico da Astrologia medieval e que fala de Avareza. Na verdade isso é uma distorção do pobre Saturno. Sim, ele realmente nos fala de escassez e - em alguns casos - pobreza, mas é ele também quem traz a capacidade de lidarmos com poucos recursos. Pessoas com uma ênfase saturnina apresentam extremo controle - o que pode ser visto como um caráter de avareza e alguns casos. Um outro dado curioso a respeito de Saturno, o sétimo planeta, é que em hebraico seu nome é Shabbatai - de onde deriva a palavra Shabbat, o feriado semanal dos judeus.
0 comentários:
Postar um comentário