27 de jun. de 2008

Alternativas


Não sou favorável que se chame de terapias ‘alternativas’ todos esse tipos de trabalhos, atividades e profissões que vem se desenvolvendo nas últimas décadas. Gosto do termo ‘terapias complementares’.

A palavra ‘alternativa’ descreve a possibilidade de que se escolha entre uma coisa e outras coisas, e penso que fazer terapia ou atividades terapêuticas não é bem isso. Muitas vezes precisamos de várias fontes de bem estar, às vezes precisamos de medicação e de massagem e de reiki e de meditação. Isso não é uma sugestão de que se faça muitas coisas justamente porque não se quer aprofundar em nada. Muito pelo contrário. As medicações - e elas não pertencem às terapias complementares - cuidam da gente do ponto de vista orgânico e muitas vezes são necessárias sim! Outras vezes precisamos de consciência corporal - massagens, yoga - ou sentimos que a ‘energia’ tá péssima e vamos em busca de reiki, florais. Em outros momentos queremos retomar o sentido de direção, a função que temos na vida, vivenciar o sentido das coisas, então buscamos o xamanismo, a astrologia, a cabala.

Não necessitamos ‘alternar’ as nossas práticas em prol da saúde, da qualidade de vida, o termo adequado não é esse, pois dentro de uma visão holística do ser, entendemos que precisamos complementar aquilo que, momentaneamente, está em deficiência. Não é uma questão de fazer isso ou aquilo, mas de trabalhar e tratar as partes que compõem o todo.

“Sempre que houver alternativas tenha cuidado. Não opte pelo conveniente, pelo confortável, pelo respeitável, pelo socialmente aceitável, pelo honroso. Opte pelo que faz o seu coração vibrar. Opte pelo que gostaria de fazer, apesar de todas as consequências.” Osho

Autor Casa do conhecimento


1 comentários:

Anônimo disse...

Olá!

Que bom que você gosta do blog da Casa do Conhecimento. Tanto que criou um blog apenas com nossos textos. Porém gostaríamos de pedir que você, por favor, citasse a autoria dos posts, que são, sem exceção, todos nossos.

 
© 2008 *By Templates para Você*