Fui criada ouvindo a expressão ‘o mundo dá voltas’! Mas durante muitos anos eu me detive - maravilhada - ao fato em si: a Terra realiza um movimento de rotação anti-horária ao redor do seu eixo e leva 23 horas 56 minutos 04 segundos e 09 centésimos para isso. Sim, nós arredondamos para 24h e por isso ficam aquelas sobras de tempo que depois temos que organizar no formato desse calendário maluco que seguimos.
Hoje em dia, já mais madura e um tanto acostumada - mas não menos encantada - com as rotações, translações e dezenas de outras maravilhas planetárias e celestes, eu tenho me aprofundado mais no entendimento e na interpretação simbólica da expressão acima citada.
É, a vida é circular e tudo dá voltas! Têm coisas que fazemos e nunca imaginamos o retorno, mas o retorno vem. Têm pessoas que conhecemos, nunca mais vimos e que tempos depois reencontramos em outro contexto e outra fase da vida. Existem conhecimentos que adquirimos e não conseguimos aplicar, até que um dia ele se faz essencial. Coisas que desprezamos, pessoas que não valorizamos, comidas que desperdiçamos, dinheiro que ‘torramos’, e tantas outras atitudes baseadas na falta da devida valorização, na falta da consciência do que aquilo pode chegar a significar…
‘O mundo dá voltas’, ‘Não cuspa para cima que pode lhe cair na cara’, ‘Nunca se sabe o dia de amanhã’, e tantas outras expressões da sabedoria popular! Elas servem para nos mostrar que podemos e vamos mudar! Que o ângulo que eu observo a vida hoje não será o mesmo de amanhã. Que não há segurança absoluta, certezas eternas e definições permanentes. E nem sou eu que estou dizendo isso, viu? É a própria Mãe Terra e seus espetaculares ensinamentos.
Acredite: o mundo dá muitas voltas…
0 comentários:
Postar um comentário