26 de jun. de 2008

Arcano XXI - O Universo


O (pen)último Arcano Maior do Tarô, mostra uma figura andrógina no meio de uma guirlanda cercada por um anjo, uma águia, um touro e um leão, simbolizando os quatro elementos. É a síntese de tudo, o resumo dos arcanos anteriores. Tida classicamente como a melhor carta do Tarô, O Mundo é a lâmina que encerra um ciclo dentro dos arcanos maiores. É o bem sucedido fim da jornada. É a conquista da meta, é a realização. Após passarmos por todas os ciclos necessários, terminamos uma missão…mas não paramos por aí. É preciso ter consciência de que logo após o término desse grande ciclo, outro nos espera, e nesse ponto chegamos ao arcano XXII: O Louco – que também é o arcano 0 – simbolizando que todo fim é um novo começo. Existem certas analogias dessa carta com Saturno, indicando que temos de nos livrar de toda e qualquer amarra – seja ela mental, material ou espiritual – a fim de sermos um só com o universo. Esse Arcano é também a concretização, a matéria. Tem relação com o elemento Terra e toda a sua força enquanto O Louco é o Ar, O Enforcado é a Água e O Julgamento é o Fogo.

Simboliza a obra concluída, o término daquilo que se começou anteriormente. É a concretização, a via pela qual nossos projetos deixam de ser sonhos para concretizarem-se no plano físico. A fim de evitar que tudo fique inerte (e portanto morto), essa carta além de fechar o ciclo dos Arcanos Maiores, antecede o Louco - a quebra, o rompimento dos padrões.

Palavras-chave: realização, plenitude, concretização, ajuda, proteção, boa sorte, êxtase, comunhão com o cosmo, dispersão, domínio absoluto do que se encontra ao redor, obstáculos intransponíveis.

0 comentários:

 
© 2008 *By Templates para Você*