A destruição da Torre de Babel. A ira divina incidindo sobre uma construção humana. O corpo que sofre com os problemas da alma. Essas são algumas representações da Casa de Deus, carta que surge imediatamente após Arcano XV (o Diabo) e em conseqüência dele. É a intervenção do cosmos destruindo o que o indivíduo possui (sejam essas posses materiais ou intelectuais) para que ele seja forçado a repensar suas atitudes.
A destruição mostrada nessa lâmina ocorre porque o indivíduo não soube deixar para trás coisas que não mais faziam sentido (arcano XIII), não se trabalhou internamente (arcano XIV) e foi longe demais em suas ambições (arcano XV). É a perda total de todas as referências, é o chão que some debaixo de nossos pés. Após a destruição de tudo, cabe ao indivíduo reconstruir o que foi perdido, no entanto, de nada valerá esse processo se nada for aprendido. Se em outros Arcanos temos a oportunidade de mudar, aqui somos obrigados a mudar…ou repetir o processo (através de perdas, acidentes graves ou mesmo tragédias) até aprendermos a aceitar novos e diferentes valores.
A Torre é o Ego que nos confina e impede que nossa vida cumpra o seu verdadeiro propósito.
Palavras-chave: destruição, libertação, parto, mudança de postura, orgulho exacerbado, projetos que serão abortados, coragem, audácia, auto-destruição, ruína, quebra de padrão.
0 comentários:
Postar um comentário