26 de jun. de 2008

Arcano XII - O enforcado


Símbolo do auto-sacrifício, das provações que impomos a nós mesmos, O Enforcado é o décimo segundo arcano do Tarô. É representado por uma figura masculina, em transe, pendurada de cabeça para baixo por uma perna. O Enforcado é aquele que não tem os pés no chão, que está muito distante da realidade na qual vive. É uma carta que representa a passividade através da incapacidade de se fazer qualquer coisa. A consciência é alterada aqui, não se tem noção alguma do que está ao redor. É a posição na qual não podemos fazer nada, na qual temos de resolver primeiro questões internas para depois agirmos no mundo material. Se no arcano anterior nos defrontamos com o “inimigo interior”, aqui somos derrotados por ele.

O Enforcado é a alegoria do “deus que morre” (mundialmente conhecida através do Cristianismo, embora exista em outras religiões, tais como a grega e a egípcia). Indica um momento de dor e de ações voltadas para o interior.

Palavras-chave: desejo não-satisfeito, impotência, agilidade mental, abnegação de bens materiais e de si mesmo, sacrifício por uma causa elevada, sofrimento, incapacidade de ver as coisas claramente, utopia, caos interior, precipitação.

0 comentários:

 
© 2008 *By Templates para Você*