A Justiça, oitavo arcano do Tarô, é o símbolo da imparcialidade. É representada por uma figura feminina empunhando uma espada e uma balança. Fazendo uma rápida associação astrológica, podemos dizer que essa carta representa o eixo Áries-Libra (minha vontade x vontade dos outros), porém nesse caso o arcano está representando o segundo signo. Simboliza o equilíbrio interno tão procurado pelos seres humanos. A justiça representa o ideal de se tornar imparcial, de se colocar em uma posição neutra. A figura dessa lâmina é estável e não se deixa abater pelo que está ao seu redor, não toma partido algum.
Esse estado tem, por vezes, dois lados, duas faces que não podem ser desconsideradas: a imparcialidade, por vezes, pode estar mascarando uma indecisão, pois não tomar partido algum é uma maneira de não se comprometer com nada ou de não tomar uma atitude.
Palavras-chave: discernimento, equilíbrio, retidão, honestidade, imparcialidade, autoanálise fria e justa, covardia, parcialidade, incapacidade de tomar decisões, divisão interna, oscilação entre duas idéias ou opiniões.
0 comentários:
Postar um comentário